Com mais de 1300 km, atravessa Angola, ligando o Atlântico aos países interiores de África (Congo e Zâmbia).
A obra foi iniciada em 1903 (concessionada aos ingleses) e foi concluída em 1929.
Durante a guerra a linha foi quase completamente destruída.
A linha foi o principal factor do desenvolvimento de todo o centro de Angola.
Durante a guerra a linha foi quase completamente destruída.
A linha foi o principal factor do desenvolvimento de todo o centro de Angola.
É a razão da existência (ou da importância) de muitas das cidades que vou visitar: Cubal, Ganda, Cuma, Longonjo, Lépi, Caála, Huambo, Chinguar, Kuito, Catabola, Camacupa, … e por aí adiante. Daí chamarem a Benguela "Cidade mãe de Cidades".
A maioria destas cidades cresceu à volta da estação e nelas ainda é possível encontrar alguns vestígios abandonados da antiga vida: estação, oficinas, silos de cereais, depósitos de água, "polígonos" florestais e até locomotivas.

Hoje, as obras de reabilitação estão a cargo dos chineses e correm a uma velocidade surpreendente: A linha já vai de Benguela até ao Cubal, e prevê-se para breve a conclusão até ao Huambo (Março?) e até ao Kuito (Dezembro?).

Benguela é uma cidade bonita.



Tendo praticamente duas frentes de mar, é na Restinga que estão concentradas as casas e os edifícios mais "exclusivos" - alguns deles (creio eu) com elevado valor arquitectónico - link interessante
Fica aqui um alerta: pelo que soube, não existe ainda qualquer tipo de regulamento de protecção deste património. Existem já casos de edifícios marcantes que desapareceram (ex. Hotel Comodoro).








40 anos consecutivos de guerra só podem ter péssimas consequências.





